Raquel Branquinho é Gestora de Ciência no REMA – Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Licenciou-se em Microbiologia, em 2004, pela Escola Superior de Biotecnologia e, em 2007, concluiu o curso de Mestrado em Controlo de Qualidade pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Em 2014, finalizou o Doutoramento em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição, onde também exerceu atividades de investigação científica durante mais de uma década, no grupo BacT Drugs (Molecular Microbiology & Genomics), nas áreas da microbiologia e biotecnologia.

O seu interesse e curiosidade pelas áreas da gestão, disseminação e comunicação de ciência levaram-na a aceitar o desafio de integrar a equipa do REMA, em 2019, e anteriormente a do Ciência Viva – Bragança. Nestes domínios, coordenou diversos programas de ciência cidadã, como o “INTEGRA: Rotas Científicas para uma Integração Intercultural” ou o “Encontro com o cientista”, e desenvolveu conteúdos para projetos expositivos como “B.I.: Biosfera Integrada” e “Por que somos como somos? A evoluir há 4570 milhões de anos”. De destaque, a sua participação no projeto pedagógico de aprendizagem-serviço de educação em Microbiologia – MicroMundo@UPorto, com a formação de alunos e investigadores no processo de comunicação de ideias e conhecimentos.

A lista da sua produção científica conta com dezenas de publicações em revistas indexadas, em comunicações orais e em atas de congressos nacionais e internacionais.

Áreas de interesse e investigação atuais: gestão, divulgação e comunicação de ciência; bioinformática; genómica bacteriana e fotografia.