Fabiano Bracht é Gestor de Comunicação de Ciência no REMA – Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Licenciado em História em 2009 pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil), concluiu o mestrado em História das Ciências em 2013 na mesma instituição. Em 2017, doutorou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a tese “Ao Ritmo das Monções: Medicina, Farmácia e Filosofia Natural na Índia Portuguesa do século XVIII”.

Os seus interesses de investigação compreendem a História da Medicina, Farmácia e Ciências Naturais, no âmbito dos processos de construção e circulação do conhecimento científico. As suas publicações têm abordado temáticas como as farmacopeias produzidas no contexto do oriente português, a produção e circulação do conhecimento sobre drogas medicinais e a dispersão de plantas medicinais através dos circuitos comerciais do Império Português na Era Moderna. Entre 2018 e 2019, desenvolveu investigação pós-doutoral na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Brasil), com o projeto “Materia Medica Sinensis: produção e circulação de conhecimento médico farmacêutico em Macau no século XVIII”.

A sua experiência profissional conta com mais de dez anos de investigação científica em diversas instituições, nomeadamente a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em centros como o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” (FLUP), e a Cátedra Jaime Cortesão (USP). Foi professor de História e Filosofia do ensino secundário, e lecionou uma disciplina no Curso de Pós-graduação em História Social na Universidade de São Paulo. No campo da comunicação de ciência, tem-se dedicado à produção de material ilustrativo para encontros científicos, infografia, criação de websites e textos de divulgação científica.