Ana Vale é Gestora de Processos de Financiamento Científico no REMA – Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Licenciou-se em História variante Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1996-2000), e é mestre em Arqueologia pela FLUP (2004) com a dissertação intitulada “Castanheiro do Vento (Horta do Douro, Vª. Nª. de Foz Côa), Contributo para o Estudo dos Resultados das Primeiras Campanhas de Trabalhos (1998-2000)”. É doutorada em Arqueologia pela FLUP (2012) com a tese “Modalidades de produção de espaços no contexto de uma colina monumentalizada: O sítio pré-histórico de Castanheiro do Vento, em Vila Nova de Foz Côa”. Entre 2013 e 2019 desenvolveu um projeto de investigação de pós-doutoramento financiado pela FCT intitulado “O Detalhe na Arquitectura. Design, habitação e “modos de usar” o espaço”.

A sua investigação dedica-se sobretudo ao estudo da arquitetura em Pré-história através da análise da construção e uso do espaço por parte das comunidades pretéritas. Paralelamente, tem desenvolvido trabalho na área da arqueologia feminista e do género.

Investigadora integrada do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, é autora e co-autora de várias publicações nacionais e internacionais, apresentou diversas comunicações orais e organizou vários encontros científicos, nomeadamente o ciclo “Seminários em Pré-história. A arqueologia, a arquitetura e a arte”, na FLUP, entre 2014 e 2018. Em 2017, obteve a posição de Associate Research Fellow pelo Birkbeck Institute, Universidade de Londres. Integra a coordenação, desde 2004, do projeto de investigação no sítio arqueológico de Castanheiro do Vento (Horta do Douro, Vila Nova de Foz Côa).

Áreas de interesse e investigação atuais: processos de financiamento em gestão de ciência, arquiteturas pré-históricas e produção do conhecimento em arqueologia.