Campo de atuação do REMA

Enquanto unidade académica vocacionada para o desenvolvimento de atividades de gestão e comunicação em ciência e tecnologia, o REMA, no âmbito desse seu duplo campo de atuação, tem como objetivo máximo catalisar sinergias inovadoras no seio das ciências sociais e humanas.

No campo da gestão de ciência e tecnologia, o REMA trabalha no acompanhamento especializado de todo o processo de elaboração de candidaturas a financiamento científico. Na prossecução das suas atividades, o REMA atua nas várias fases do ciclo de vida destes processos, colaborando desde a seleção da modalidade de financiamento mais adequada a cada projeto, a um aconselhamento ao nível da formulação de propostas, até à análise e apreciação da candidatura pronta a ser submetida. Nestas diferentes etapas de desenvolvimento de projetos, o REMA atua sempre em conjunto com os seus proponentes no intuito de exponenciar estrategicamente os pontos fortes e as características inovadoras de cada candidatura. Neste domínio, o REMA oferece sessões de esclarecimento individuais e coletivas abertas a toda a comunidade de docentes e investigadores da FLUP.

Na vertente da comunicação de ciência, o REMA impulsiona e colabora na disseminação, exploração e transferência do conhecimento gerado pelas Unidades de I&D da FLUP, desenvolvendo estratégias de comunicação alicerçadas na utilização de plataformas digitais. Atua ainda para criar e dinamizar canais de comunicação internos e externos, com o intuito de expandir a colaboração das Unidades de I&D da FLUP, no seio da Universidade do Porto e para além da mesma, e de fomentar a interação da comunidade em geral com a investigação feita na FLUP. Neste âmbito, oferecemos ainda aconselhamento especificamente direcionado à realização de eventos científicos e à personalização de planos de disseminação e ampliação de resultados.

Na sua dupla vertente de gestão e comunicação de ciência, a atividade do REMA centra-se na promoção da transdisciplinaridade e da circularidade do conhecimento, de forma a potenciar e a maximizar, ética e cientificamente, uma investigação de excelência com a chancela da FLUP.

Campo de atuação do REMA