ptenrema@letras.up.pt
ptenrema@letras.up.pt

Financiamento da Ciência

Um dos objetivos centrais do REMA é o de exponenciar a taxa de sucesso e a diversificação das candidaturas a financiamento científico através de um aconselhamento especializado facultado durante as várias fases do ciclo do projeto proposto a financiamento – da conceção à submissão –, e sempre norteado pelos mais elevados padrões de excelência e ética científicas.

A ação de aprimoramento desta Unidade centra-se sobretudo em questões de formulação e estratégia dos projetos apresentados – incluindo a adequação aos objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas –, bem como numa sinalização e encaminhamento dos casos em que o texto em língua inglesa das propostas necessite de edição ou revisão, ou exista a necessidade de evidenciar quaisquer problemáticas éticas inerentes ao projeto.

Ciente de que uma cuidada estruturação e justificação do argumento central e dos objetivos de uma proposta são vitais para o seu sucesso, a ação do REMA pretende facultar ferramentas de elaboração de propostas pautadas pela concisão, rigor e exequibilidade. Ressalve-se que, sendo a qualidade e clareza da formulação transversais a variados domínios científicos, a sua ação não pressupõe um conhecimento aprofundado de cada área disciplinar e científica, domínios estes sempre a cargo dos coordenadores e participantes de cada projeto.

Saliente-se que a atuação do REMA obedece ao dever profissional de sigilo e confidencialidade relativamente a informação desse teor a que tiver acesso no exercício das suas funções. Toda a informação guardada servirá apenas os fins necessários, o que inclui processos estatísticos internos de gestão de ciência da FLUP. As funções desta Unidade exercem-se em consonância com a legislação de proteção de dados atualmente em vigor.

Na formulação e submissão de candidaturas a financiamento científico, o REMA apela a uma interação eficiente e atempada do(a)s candidato(a)s.