Comunicação de Ciência

A atuação do REMA no campo da comunicação de ciência está inserida no âmbito da própria missão da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que pretende afirmar-se e ser reconhecida como uma instituição de referência nacional e internacional ao nível da investigação científica, e também da transmissão e difusão da cultura e ciência. Nesse sentido, a FLUP tem promovido uma panóplia de atividades aos mais variados níveis da comunicação de ciência, nomeadamente no âmbito dos encontros científicos, publicações e atividades de extensão.

Nesse sentido, enquanto instituição difusora do conhecimento científico, a FLUP desenvolve, através do trabalho das suas Unidades de I&D, a comunicação da ciência em diversas áreas, nomeadamente:

Estas iniciativas e eixos de ação contribuem para a ampliação do alcance do impacto do conhecimento produzido na e pela FLUP, proporcionando não apenas o intercâmbio de ideias e a circulação do conhecimento dentro do universo académico, mas também o alargamento dos horizontes e o diálogo com a comunidade no seu sentido mais amplo. Inserindo-se neste panorama, a atuação do REMA tem como objetivo impulsionar e potencializar a estratégia comunicacional da FLUP constituindo-se, para tal, como um polo de inovação e ação.

A partir desses objetivos comuns, o REMA pretende promover e catalisar o interesse da sociedade em geral pela ciência produzida na FLUP, contribuindo para a criação de uma cultura de compreensão pública da ciência enquanto parte integrante da construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

Comunicação de Ciência